quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tentativa de reforma política

Mais uma tentativa de reforma política. Tão necessária e tão adiada. Vamos ver se chega a ser votada e, caso chegue, quais mudanças efetivas ainda estarão contidas. A reeleição tem chance de ser removida porque PT e PSDB estão empatados e não se sentirão atingidos a curto prazo. 

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou agora nesta terça-feira, 16, em votação simbólica, parecer favorável às 62 propostas de emenda à Constituição (PEC) que tratam da reforma política. As PECs tratam de quatro temas: fim da reeleição para os mandatos do Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos); mudanças na escolha dos suplentes de senadores; mudança da data da posse dos chefes do Executivo (que hoje é no dia 1º de janeiro); e coincidência de mandatos do Executivo e Legislativo.

Durante a votação, o DEM conseguiu aprovar, com a ajuda do PMDB, destaque retirando três PECs que, na avaliação dos Democratas, abria brecha para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentasse um terceiro mandato. "Isso é uma bobagem", afirmou o relator das propostas, deputado João Paulo Cunha (PT-SP).

 As emendas serão agora analisadas por uma comissão especial, que ainda será criada. O deputado Carlos Willian (PTC-MG) já avisou que, na comissão especial, apresentará proposta que permite a reeleição do presidente Lula. "Se o presidente Lula não quiser realmente o terceiro mandato, que ele não apresente sua candidatura", disse Willian.

Nenhum comentário: