terça-feira, 18 de novembro de 2008

Aposentadoria e salário mínimo

A dissonância entre os reajustes do salário mínimo e das aposentadorias superiores ao mínimo não deixa de ser um posicionamento político: de combate à pobreza. No entanto, o problema previdenciário no Brasil é muito mais complexo do que isso e tem de ser "resolvido" com urgência.


Aposentadoria tem defasagem de 84% sobre mínimo

da Folha Online

Nos últimos 13 anos, os aposentados que recebem valores acima do salário mínimo acumularam uma defasagem de 84,14% em suas aposentadorias, informa o blog do Josias.

Entre 1995 e 2008, os 16 milhões de aposentados que recebem o equivalente a um salário mínimo tiveram reajustes de 104,20% acima da inflação. No mesmo período, os 8 milhões que recebem valores acima do mínimo tiveram reajustes menores: 20,06% além da variação inflacionária.

Os dados constam de um estudo preparado pela Comissão de Orçamento do Congresso. Nesta terça (18), o ministro José Pimentel (Previdência) vai ao Congresso para debater a recomposição das aposentadorias.

O governo defende que não tem dinheiro para a atualização dos ganhos de aposentados. Em 2008, o Tesouro estima gastar R$ 36,59 bilhões com os aposentados. Pelas contas dos técnicos do Congresso, a cifra deve chegar a R$ 104,8 bilhões se todos os benefícios forem reajustados na mesma proporção.

Nenhum comentário: